Comissão julgadora

 

 Elisangela Hardtke

Elisangela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e atua no Município de Flores da Cunha no Departamento de Projetos e Planejamento Urbano desde 2001. No desenvolvimento de projetos das soluções urbanas para o município, a arquiteta é responsável pela área de Parcelamento de Solo, além de ser conselheira do Fundo Municipal de Habitação – FUNHAP.  Ela participou das duas revisões do Plano Diretor Municipal 2006 e 2019. Também atuou no projeto da revitalização de parte dos Canteiros e dos Passeios da Avenida 25 de Julho como membro da Afearq, 1998. Foi responsável técnico do projeto e da execução da revitalização da Praça da Bandeira, onde parte da avenida 25 de Julho entrou em questão, em 2016. Em sua trajetória como técnica da Secretaria Municipal de Planejamento ainda foi responsável pelos projetos e execuções arquitetônicas e urbanísticas do Município, dentre eles estão inúmeras Praças, o Camping Municipal, o Mirante Gelain, diversas UBS’s (Unidade Básica de Saúde) bem como da Casa de Cultura.

 

 

 Flávia Heloísa Camassola Breda

Flávia é arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduada em Ensino, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atuou como técnica concursada, por 30 anos, na Secretaria de Planejamento Urbano do Município de Flores da Cunha, onde desenvolveu e executou  projetos públicos de arquitetura e urbanismo. Tratou especialmente das questões urbanas do município, trabalhando na elaboração e revisão de legislações e regramentos. Ela também coordenou e participou como responsável técnico da elaboração do Plano Diretor Municipal de Flores da Cunha. Ainda participou da Aglomeração Urbana do Nordeste - AUNe, onde coordenou o comitê técnico representando o município de Flores da Cunha.

 

 

 Luciana Bongiovanni Martins Schenk

Luciana é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma instituição e Doutora  em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP. É Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020 e 2020-2022. Luciana atua também como Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem, como coordenadora do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos. É colaboradora da rede QUAPÁ-SEL e professora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU - USP).

 

 

 Luis Guilherme Aita Pippi

Luis é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter em Porto Alegre (2001), especialista em Geographic Information Systems - Geospatial Information Science and Technology pela Landscape Architecture, NCSU, Raleigh, EUA (2012), mestre em Arquitetura e Urbanismo na Linha de Pesquisa em Desenho Urbano e Paisagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutor em Philosophy – College of Design - Landscape Architecture, NCSU, Raleigh, EUA (CAPES/Fulbright - 2014). Atua como Professor Adjunto Efetivo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Possui vasta experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Paisagismo Sistema de Espaços Livres, Espaços Públicos, Infraestrutura Verde, Corredores Verdes (Greenways) e Pista Multiuso.

 

 

 Rogério Malinsky

Rogério é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Planejamento Urbano pela Universidade de Edimburgo, Escócia e mestre em Planejamento Urbano pela Faculdade Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.  É professor do Departamento de Urbanismo da Faculdade Arquitetura e Urbanismo UFRGS para as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo, desde 1980. Atuou em diversos projetos de espaços públicos em Porto Alegre, como Parque Marinha do Brasil, coordenou os projetos Urbanos no III Pólo Petroquímico, o Sistema de Espaços Abertos de Porto Alegre, PMPA, o Caminhos dos Parques- Ciclovia – Porto Alegre, entre outros.

 

Membros Suplentes
 

 

 Ana Paula Hoppe Bonini

Paula é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Design Industrial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua na Coordenação de Inovação e Projetos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU/PMPA), no desenvolvimento de projetos e planejamento das soluções de mobilidade para a cidade, com qualificação do espaço para pedestres e ciclistas. Ela também foi responsável pelo “Projeto Global de Segurança Viária para a Rua João Alfredo”, escolhido em 2017 para representar a cidade de Porto Alegre no Projeto Piloto de “Ruas Completas”, promovido pelo WRI (World Resources Institute). Ainda trabalhou com o gerenciamento de Projetos e Obras da SMIM/PMPA que fazem parte do Programa ORLA POA, dentre outros projetos relacionados à mobilidade urbana.

 

 

 André Melati

André é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Planejamento Urbano e Regional no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional pela mesma universidade e Doutorando em Planejamento Urbano e Regional no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional também na UFRGS. André Melati também é professor no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de Caxias do Sul  (UCS) e  Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Planejamento de Bento Gonçalves (COMPLAN). Ele atua também no Departamento Municipal de Habitação e Saneamento do Município de Guaporé-RS desde 2013 até os dias atuais e desde 2006, presta serviços técnicos de arquitetura e urbanismo atuando na André Melati e Cia. Ltda, para iniciativa pública e privada, com inúmeras obras projetadas e executadas. Melati ainda atuou como Coordenador e Responsável Técnico na elaboração do primeiro Plano Diretor da cidade de Guaporé - RS (2005-2007), como Coordenador na revisão do Plano Diretor da cidade de Nova Prata-RS e como Primeiro Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus da Região dos Vinhedos (CARVI) da UCS (2013-2016).