Palestrantes técnicos

As palestras técnicas ocorrerão no dia 07 de dezembro de 2021, às 19h30min, de forma remota, e serão transmitidas nos canais de comunicação do IAB / RS.
 

 

 Luiz Eduardo Indio da Costa

O arquiteto Indio da Costa, radicado no Rio de Janeiro, nasceu em Pelotas (RS) e formou-se na década de 60 pela Universidade do Brasil, atual UFRJ. Iniciou sua carreira numa construtora, se aperfeiçoou em urbanismo na França, montou um pequeno estúdio em Botafogo, que se transformou gradativamente numa estrutura empresarial e onde está até hoje comandando.Ele já foi arquiteto da prefeitura do Rio de Janeiro, atuou no Departamento de Parques e Jardins da cidade, na Secretaria Municipal de Urbanismo e assinou muitos projetos de grande porte, inúmeras residências e prédios públicos. Ao longo dessa trajetória recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, com destaque para os mais recentes e importantes, concedidos pelo IAB e pela ASBEA: o Comenda Oscar Niemeyer outorgada pelo Conselho Superior do IAB no XVIII Congresso Brasileiro de Arquitetos, “por sua exemplar contribuição para a produção da melhor arquitetura no Brasil “ em 2006; o Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo - ASBEA Nacional 2010 – Pelo conjunto da obra. o Prêmio Sergio Bernardes – ASBEA RJ 2014 – Pelo conjunto da obra. Recebeu ainda, em dezembro de 2013, o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, pelas grandes contribuições ao cenário urbano da cidade do Rio.

 

 

 Nívea Oppermann

A arquiteta e urbanista Nívea Oppermann é mestre em Sistemas de Transporte pela UFRGS, professora da UNISINOS no curso de Arquitetura e Urbanismo, e ainda possui especialização em Gestão de Cidades.  Na sua trajetória profissional desempenhou por mais de trinta anos atividades na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN- RS),em Porto Alegre, no setor de planejamento de transporte urbano. Lá, ela gerenciou e participou de uma série de projetos na área de mobilidade urbana. Na Prefeitura de Porto Alegre, Nívea também trabalhou no Departamento de Transportes e colaborou com diversas publicações e comitês técnicos do setor de planejamento de transporte urbano. Ela é vice-diretora do instituto de pesquisas WRI Brasil Cidades Sustentáveis e trabalha com foco em projetos de mobilidade e desenvolvimento urbano.